Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame de imagem muito conhecido, normalmente associado à gestação (sendo esta a menor das indicações atualmente). No caso de cachorros e gatos a ultrassonografia abdominal é indicada como um exame de triagem, não invasivo, no qual obtemos múltiplas informações a respeito dos órgãos da cavidade abdominal. Nossos animais são muitas vezes silenciosos na manifestação de sinais clínicos, e muitas vezes esses sintomas podem sugerir inúmeras patologias. Sintomas como apatia, vômitos, dor abdominal podem estar relacionados a problemas desde hepáticos, renais a reprodutivos. Deve ser utilizado associado a demais exames complementares. A ultrassonografia é utilizada para acompanhamento gestacional, informando sobre o desenvolvimento saudável dos filhotes. O exame serve também para avaliações dos seguintes órgãos abdominais: fígado, vesícula biliar e vias biliares, trato gastrintestinal, trato urinário, orgãos reprodutivos, linfonodos, pâncreas, enfim, tudo isso é avaliado por ótimos profissionais em nossa equipe. Nosso equipamento de última geração com Doopler Colorido, no qual é possível realizar o exame no leito da UTI ou se estiver instável.

Ultrassonografias de outras regiões

Nossa equipe conta com profissionais com domínio nas demais especialidades da ultrassonografia veterinária, como a ultrassonografia ocular , ultrassonografia de tireóide ou pescoço, ultrassonografia pulmonar, mais conhecida como VETBLUE, ultrassonografia musculoesquelética, e os FASTs, que são exames de emergência para efusões abdominais e torácicas.

Quais são as principais indicações para realização desse tipo exame?

  • Dor abdominal
  • Aumento de volume abdominal
  • Anorexia
  • Vômitos e possíveis diarréias
  • Febre de origem desconhecida
  • Gestação positiva e acompanhamento fetal
  • Pesquisa de tumores
  • Pesquisa de corpos estranhos
  • Hematúria – sangue na urina

Como o exame é realizado?

A ultrassonografia animal é um exame não invasivo. Normalmente, o animal não precisa ser sedado.

Assim como no ultrassom humano, é utilizado um gel no abdômen no animal, para que o aparelho de ultrassom deslize e capture as imagens da área a ser analisada pelo veterinário. É necessário retirar os pelos da região a ser estudada.