Pneumologia
A pneumologia veterinária é a especialidade que se concentra no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sistema respiratório que afetam as vias aéreas superiores, inferiores, pulmões e caixa torácica. Várias são as patologias que podem envolver esse sistema, como infecções, inflamações, neoplasias, doenças ocupacionais, doenças de vias aéreas entre outras, onde cães e gatos podem manifestar clinicamente esses distúrbios através de alguns sinais clínicos como:
- Tosse (seca ou não)
- Dispneia (dificuldade no ato de respirar)
- Aumento persistente da frequência respiratória
- Ruídos respiratórios, como rouquidão, chiados e engasgos frequentes
- Cansaço fácil
- Recorrências de infecções respiratórias
- Síncopes (desmaios)
- Fadiga
O pneumologista é um profissional capacitado a diagnosticar tais doenças e encontrar anomalias que danifiquem a saúde e bem-estar do paciente. É papel desse especialista identificar os males pulmonares, realizar o tratamento corretamente e orientar o paciente sobre cuidados preventivos.
Dentre as doenças mais comuns que podem afetar o sistema respiratório de cães e gatos estão:
- Pneumonias (vários são os agentes causadores)
- Asma (comum em felinos)
- Rinite
- Bronquite
- Colapso de Traqueia
- Síndrome dos Braquicefálicos
- DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
- Neoplasias pulmonares e ocupacionais
- Hipertensão pulmonar
- Fibrose pulmonar
- Gripe
- Doenças ocupacionais
Devido à ampla variedade de patologias que envolvem o sistema respiratório, é importante que o diagnóstico seja feito de forma mais precoce possível e muitas vezes envolvem exames complementares como broncoscopias, tomografia computadorizada, laringoscopias, citologias e biopsias pulmonares, lavados traqueobrônquicos e broncoalveolares, hemogasometria arterial entre outros os quais nosso hospital aplica dentro destes casos.
Além disso, muitas doenças atingem um estágio de maior gravidade e demandam suporte avançado como terapias de alto-fluxo e ventilação mecânica para o tratamento dos pacientes mais críticos com equipe capacitada. Esta condição dupla de tratamento hoje nos permite atender, diagnosticar e tratar desde casos mais simples até os mais complexos na Unidade de Terapia Intensiva.