Oncologia

O câncer é uma doença grave e comum entre animais e seres humanos e tem grande impacto em nossas vidas quando temos um familiar ou um de nossos animais de estimação acometidos. Frente à suspeita do câncer ou a confirmação do diagnóstico, necessitamos de uma equipe especializada e integrativa para um suporte multidisciplinar de tomada de decisões em todas as etapas diagnóstico, sobre as opção de tratamento e no suporte ao paciente acometido e familiares. Diante do aumento da incidência do câncer em animais observado nas últimas décadas, a oncologia veterinária assumem grande importância como especialidade, possibilitando o diagnóstico e tratamento desta enfermidade em cães e gatos. Os tumores podem acometer animais em qualquer idade, porém são mais frequentes nos idosos. Os principais sinais e sintomas associados ao câncer em animais incluem: perda de peso, nódulo ou aumento de volume persistente ou em crescimento, dificuldade em se alimentar ou mau cheiro na boca, dificuldade em defecar ou urinar. O diagnóstico é feito  pela identificação do tumor, através da obtenção de biopsias e pesquisa de metástases em potencial. O tratamento é sempre adaptado ao tipo tumoral, estágio da doença, particularidades do paciente e família. O tratamento sempre visa ao bem-estar em primeiro lugar.

O HVB oferece consultas com oncologistas, exames diagnóstiscos complementares, cirurgia oncológica, criocirurgia, quimioterapia, eletroquimioterapia, medicina integrativa, tratamento da dor crônica e terapia nutricional adequada.

A eletroquimioterapia é uma nova modalidade de tratamento para o controle local de neoplasias sólidas (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, carcinoma hepatoide, melanoma oral e cutâneo, plasmocitoma, mastocitoma, epulides, entre outros). Consiste na combinação de duas técnicas: quimioterapia e eletroporação, tendo a função de potencializar a ação de fármacos antineoplásicos e induzir a regressão do tumor. As principais vantagens da eletroquimioterapia são a rapidez do procedimento, menor toxicidade dos fármacos antineoplásicos, possibilidade de ampliação de margens cirúrgicas e a redução de tumores localizados em áreas que exijam procedimentos radicais ou mutiladores.

Agende uma Consulta