Terapia Assistida por Animais

A Terapia Assistida por Animais, (TAA) é comprovadamente uma técnica eficaz, uma intervenção dirigida, com objetivos terapêuticos específicos para cada patologia, idade, local.

Os animais que participam, são especialmente treinados e fazem parte integrante do processo de tratamento. Eles surgem como catalizadores na terapia, modificando o ambiente e o cotidiano.

 Estas sessões são sempre acompanhadas pelo profissional da saúde, técnicos em Intervenção Assistida por Animais (IAA) e coterapeutas.

Também é necessário o acompanhamento antes e após as sessões para avaliação dos resultados obtidos, que procedimentos padronizados e metodologia predefinida.

 Quais são os benefícios das Intervenções Assistidas por Animais?

 O convívio com os animais traz inúmeros benefícios para a saúde, este contato aumenta no organismo a produção de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão, reduzindo ansiedade e melhorando também a imunidade.

 São inúmeros os benefícios já comprovados das IAA por vários programas terapêuticos que utilizam esta técnica, entre eles:

 - Estabilização da pressão arterial;

 - Melhora das funções cognitivas (concentração, memória, atenção, raciocínio lógico); 

 - Melhora na coordenação motora e equilíbrio;

 - Redução na percepção de dor e ansiedade;

 - Superação, alegria, socialização, melhora e aceitação da terapia convencional, momentos de descontração, emoção, bem-estar, relaxamento, quebra da rotina, mudança do foco;

 - Reduz tempo de hospitalização (quebra da rotina hospitalar, aumenta a colaboração

entre pacientes, acompanhantes, equipe médica), a visita transforma o ambiente,

tornando-o mais acolhedor;

 - Facilita a comunicação, interação e socialização;

 - Sentimento de amor incondicional, sem julgamentos, melhorando autoconfiança e motivação;

 - Externalização de emoções.

 O cão pode estimular valores positivos a qualquer ser humano e esta interação leva a melhora da autoestima, confiança e ânimo.