Quer trocar a ração do seu cão? Saiba como.

Uma alimentação adequada é essencial para uma boa saúde e o desenvolvimento dos cães e gatos. Mas, ao invés de escolher a ração mais famosa ou cara do mercado, você deve observar questões importantes como o porte, peso, raça e outras características para que o produto supra todas as necessidades alimentares do seu amiguinho de quatro patas.

Mas, porque devo trocar a ração?

Existem alguns motivos importantes que podem levar à esta decisão, entre eles:

 

– Idade: trocar de ração de filhotes para de adultos ou de adultos para idosos;

– Preferência: trocar de uma ração normal para uma com maior qualidade e nutrientes;

– Escolha: o cachorro se recusa a comer a ração e então é necessário fazer a troca;

– Preço: a ração que costumava comprar teve o preço muito aumentado e é preciso comprar uma marca mais acessível;

– Saúde: nesta questão há diversos motivos diferentes, como a questão das fezes do cachorro, gases, alergia, problemas de pele e doenças que exigem uma ração medicamentosa.

 

Pronto! Você decidiu que vai trocar a ração do seu cão.  Agora você precisa preparar a transição. O organismo dos cachorros é sensível e uma troca brusca pode acarretar em problemas de saúde, como diarreia, vômitos e desidratação (em casos mais graves, pode fazer com que o cão precise ficar internado).

 

Faça um planejamento e trace uma programação de 12 dias seguidos que devem ser o período da troca de ração de forma gradativa. Você deverá oferecer ao seu cachorro as duas rações misturadas no pote de comida dele.

 

Certifique-se de que possui quantias suficientes das duas rações (a atual e a nova) e faça o cronograma de acordo com o esquema abaixo:

 

Dias 1 a 4:mais ração atual e menos ração nova (75% da atual e 25% da nova).

Dias 5 a 8: meio a meio (50% da atual e 50% da nova).

Dias 9 a 12: menos ração atual e mais ração nova (25% da atual e 75% da nova).

Dia 12 em diante: apenas ração nova (100%).

 

A partir do décimo segundo dia, seu cachorro já deve comer da ração nova sem perceber muito a diferença e a troca. Qualquer dúvida sobre se o seu animal deve trocar a ração, ou sobre como fazer a transição, agende uma consulta com um de nossos veterinários pelo (41)3039-6644. Conte com o HVB.