PROTEJA SEU CÃO DA LEISHMANIOSE!
A leishmaniose, também conhecida como calazar é uma doença grave que pode afetar nossos pets além de ter importância na saúde pública, uma vez que os humanos também podem se contaminar. Trata-se de uma infecção parasitaria transmitida pela picada do mosquito palha contaminado. Com a chegada do verão, surge um alerta para o aumento dos casos, por isso leia este post com bastante atenção pois poderá evoluir para casos graves, inclusive levar o paciente à morte.
Os cães contaminados tornam-se portadores pelo resto da vida, não havendo cura para a doença, apenas tratamento para diminuir os sinais clínicos e desconforto do animal.
De acordo com nossa veterinária, dra Thabata Lever, essa doença não apresenta um sinal clínico característico, podendo ser confundida com outras enfermidades. Entre os sinais clínicos podemos citar, prostração, falta de apetite,vômito, diarreia, descamação e úlceras de pele,queda de pelo, crescimento anormal de unhas, desordens oftálmicas, alterações renais e hepáticas, entre vários outros sintomas.
A prevenção ainda é a melhor forma de evitar que o seu cão seja contaminado.
Para protegê-lo, algumas medidas podem ser tomadas como:
- Manter o uso de repelentes;
- Vacinação em dia.
Segundo Dra Thabata Lever, a vacina é realizada a partir de 4 meses de vida do cão. Antes de vacinar o paciente é necessário realizar um teste sorológico, caso o resultado for negativo a vacina Leishtec pode ser realizada de acordo com o protocolo de 3 doses com intervalos de 21 dias entre elas, não podendo haver atraso entre as doses. Após esse protocolo, a vacinação é realizada anualmente em dose única.
Para maiores informações sobre a doença, realização de exame e agendamento da vacinação entre em contato com o HVB. Marque uma consulta pelo telefone (41)3039-6644 ou pelo WhatsApp: (41)9 8835-2013 e (41) 9 9242-8355