Proteja seu pet!

 

A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos), e segue como um problema a ser controlado em quase todo o mundo.  Conhecida por sua manifestação em cães, infecta também outros mamíferos, como gatos, morcegos, bovinos, equinos, suínos e outras espécies silvestres.

O vírus da doença é transmitido através de ferimento provocado por mordida de um animal contaminado e ataca o sistema nervoso, levando à morte. Entre os principais sintomas da raiva estão agressividade e salivação excessivas, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído.

Sem cura, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais. A primeira dose deve ser aplicada quando seu cão ou gato tiver mais de quatro meses de vida e depois deve-se fazer um reforço anual. Fêmeas no período do cio, prenhas, amamentando e animais  portadores de doenças crônicas não devem ser vacinados.