Outubro Rosa é o mês da Conscientização e da Luta Contra o Câncer de Mama

Outubro Rosa é o mês da conscientização e da luta contra o câncer de mama. E engana-se quem pensa que esse problema atinge apenas os humanos.  Cadelas e gatas também podem sofrer com a doença e, assim como nas pessoas, a melhor forma de evitar o câncer é a prevenção.
Nosso veterinário oncologista, Dr. Thiago Sillas, explica que o tumor de mama ocorre geralmente em fêmeas mais idosas, principalmente as não castradas ou que foram castrados após os dois primeiros cios. Importante lembrar que a doença pode ocorrer também cadelas e gatas mais jovens. “A melhor forma de evitar o surgimento dos tumores mamários se dá pela esterilização precoce, feita através de cirurgia de remoção do útero e ovários (Ovariohisterectomia). A redução mais significativa ocorre quando a castração é feita antes do primeiro cio, mas ainda é impactante quando é feita entre o primeiro e o segundo cio.”, diz.
Para diagnosticar o câncer de mama, os tutores devem ficar atentos à aparição de qualquer aumento de volume na região das mamas.  "Caso seja notado algum aumento de volume, nódulos, tumores ou feridas nas mamas, o tutor deve procurar imediatamente um médico veterinário para o diagnóstico completo por meio de exames complementares e início do tratamento, lembrando que o diagnóstico e tratamento precoces podem permitir a cura de muitas fêmeas”, finaliza Dr. Thiago.