Olhos lacrimejando? Pode ser problema à vista!

É comum tutores de cães e gatos, principalmente os de pelagem branca, reclamarem que o pet está com os olhos lacrimejando muito e com o pelo manchado em ambos os olhos. Essa condição é chamada de Epífora.
Para uma compreensão melhor, os olhos dos cães, assim como os nossos, necessitam da lágrima para que seja feita a lubrificação, proteção e nutrição da córnea. Normalmente essas lágrimas são drenadas através do ducto nasolacrimal.
Quando acontece alguma alteração na anatomia do ducto, ocorre um extravasamento de lágrimas pela face do animal, fazendo com que essa área se torne bastante úmida, sofrendo oxidação e deixando aquela região manchada. Existem raças que são predispostas a sofrer essa alteração. Podemos citar entre elas: Poodle, Pug, Maltês, Buldogue, Shih Tzu, Persa, mas pode ocorrer em qualquer raça.
Outras causas também deverão ser investigadas como entrópio, ectrópio e processos inflamatórios e infecciosos, desta forma a secreção poderá ser purulenta e de coloração amarelada.
Não deixe de consultar um oftalmologista veterinário caso percebe alguma alteração nos olhos do seu cão ou gato. Agende uma consulta com nosso especialista pelo telefone (41)3039-6644.