Fique ligado: as picadas de insetos aumentam no verão!

Aaaaaah, o verão! Esses dias mais quentes são uma delícia para levar o seu pet para um rolê, não é mesmo?

Mas é preciso ficar atento também aos riscos ligados à estação, como o aumento na proliferação de mosquitos e outros insetos. Isso porque, assim como nós, os pets também estão sujeitos às picadas e às doenças transmitidas por eles.
De acordo com a Dra. Franciele Fraiz, médica veterinária do HVB, as picadas de insetos podem levar a reações ainda mais graves se o pet tiver predisposição a alergias. “Os sintomas variam de coceira, dor, vermelhidão, inchaço do local, feridas, até outros mais sérios, relacionados a reações anafiláticas como dificuldade respiratória, inchaço de face e glote”, diz Dra Franciele.
Outra preocupação diz respeito à transmissão de doenças sérias que podem passar despercebidas, como a dilofilariose e a leishmaniose, doenças que não tem cura e que vem se tornando frequentes.
E para prevenir, o uso de repelentes é indicado. “Eles também ajudam a afastar outros insetos como as moscas, responsáveis pela transmissão de doenças como berne e miíase”, explica a médica veterinária.
Os tipos de repelentes para seu pet são:
• Coleira repelente: desenvolvida com medicamentos capazes de afastar moscas, mosquitos e outros insetos, podem agir em média 6 meses para esta função. Além de conferir proteção contra pulgas e carrapatos.
O uso correto é fundamental para garantir tal proteção, reforça a médica: “O ajuste deve ser adequado ao pescoço do pet, com 2 dedos de folga a coleira deve ficar como um relógio de pulso, nem apertada demais, nem frouxa, já que é preciso do atrito da coleira com a pele para liberar os ativos adequadamente. O ideal é que o pet fique com ela sempre, removendo apenas em situações muito específicas de acordo com a marca da coleira escolhida e respeitando sempre seu prazo de validade”.
• Antiparasitários tópicos: são aqueles produtos mais conhecidos em pipetas que protegem contra pulgas , carrapatos e ácaros, algumas marcas também conferem ação repelente e tem validade diferente para esse objetivo, atenção a bula.
A veterinária recomenda uma consulta para escolher o método de proteção para o seu melhor amigo, garantindo prevenção e férias sem preocupação. Para aproveitar as aventuras de verão com mais tranquilidade, agende uma consulta ligando para (41)3039-6644 ou mandando uma mensagem para (41) 9 8835 2013, (41) 9 9242 8355 ou (41) 9 9983 6080.