Doença do carrapato: o que é isso?

Doença do carrapato é o nome dado a uma série de hemoparasitas transmitidos por carrapatos. Esses hemoparasitas atacam as células sanguíneas levando a quadros de anemia severa, redução do sistema imune e suscetibilidade a sangramentos devido a alterações na coagulação. Essas alterações podem levar o cãozinho à morte.
Por existirem diversos hemoparasitas a doença pode ter evoluções distintas, podendo ser aguda e fatal ou crônica progressiva, podendo inclusive levar a lesões neurológicas importantes. A única maneira de confirmar a patologia é por exames laboratoriais.
O carrapato se prolifera em lugares úmidos e quentes, além de quase todos os lugares em que o seu cachorro estiver. Assim, onde houver condições de vida e esconderijo, o transmissor da doença do carrapato faz morada. Por isso, é necessário investir em prevenção.
Apesar de não existir vacina, há controle e até mesmo a cura para a doença do carrapato. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico for dado, maiores serão as chances de cura.
Em todos os casos, do simples ao mais grave, a solução é observar os sintomas e dar início ao tratamento, que envolve cuidar o seu pet e eliminar o vetor, ou seja, os carrapatos, do local onde ele vive.
Para evitar a doença do carrapato, sugerimos seguir algumas orientações:
- Dê sempre uma boa olhada nos pelos do cachorro – especialmente após ser exposto a outros lugares, como em passeios na rua;
- Limpe e mantenha limpo o ambiente onde ele vive;
- Procure usar produtos carrapaticidas como sabonetes, xampus, etc., desde que indicados por um veterinário;
- Corte a grama (se houver em seu quintal) e mantenha paredes limpas;
Eliminar o carrapato do cachorro ou do ambiente é um desafio mesmo para as pessoas mais cuidadosas. É importante sempre ficar atento ao corpo e pelo do pet e, sobretudo, a possíveis sintomas.
Ao perceber sinais de fraqueza, febre, mucosas amareladas, perda de peso e de apetite, procure imediatamente o HVB. Agendamento de consultas pelo (41)3039-6644.