Como o calor afeta os cães?

O verão ainda nem chegou, mas o sol forte já tem dado as caras. E ele é inimigo da maioria dos animais de estimação.

Diferente de nós, cães e gatos trocam a maior parte do calor através da respiração ao invés da transpiração e temperaturas muito elevadas podem fazer com que eles superaqueçam.

Os cães costumam ofegar mais para regular a temperatura e eliminar o calor através da respiração. Já os gatos se lambem para que a saliva ajude a dissipar o calor.
Para ajudar seu pet a controlar o calor corporal e evitar a hipertermia, é possível fazer algumas das coisas abaixo:
BANHO FRIO: ajude-o a se resfriar usando água fria da mangueira, banheira, chuveiro ou colocando o pet na pia ou tanque com água quando percebido sinais de esforço respiratório em dias muito quentes.

TOALHA GELADA: toalhas molhadas com água gelada na parte de trás do pescoço ou na cabeça, axilas e virilhas. Uma bolsa de gelo pode ser coloca em cima da toalha.

MUITA ÁGUA: ofereça bastante água, além de soro caseiro caso você sinta que seu pet está desidratado.

LOCAL FRESCO: leve seu pet para um local fresco, com ventilador potente ou ar-condicionado, até que a temperatura ambiente seja menor que a do pet, e então ele irá começar a se refrescar ofegando.

PICOLÉ DE ÁGUA DE COCO: cubos de gelo de água de coco são uma excelente opção.

Com atenção redobrada e muito cuidado, os pets podem passar por esses meses de calor intenso que estão por vir, com conforto e segurança! E em situações mais graves, traga seu melhor amigo imediatamente para o HVB.
Para agendar uma consulta, ligue para (41)3039-6644 ou pelo WhatsApp:(41)9 8835-2013 e (41) 9 9242-8355. Mas vale lembrar que o HVB nunca fecha e está sempre pronto para atendimentos de emergência.