Alergias em cães e gatos: chega de coça-coça!

Seu pet se coça muito? Sabia que aquela coceirinha atrás da orelha ou a lambida excessiva nas patas pode ser sintoma de alergia?

Cães e gatos, assim como as pessoas, se coçam vez ou outra sem que isso vire um sem que isso vire um problema.

Mas, segundo a dermatologista veterinária do HVB, Dra. Kelly Choque, quando esse comportamento é constante, pode indicar a presença de uma alergia, condição que normalmente não tem cura e é capaz de comprometer o bem-estar do seu melhor amigo.

A veterinária explica quais são as alergias mais comuns. “A dermatite atópica é uma doença genética inflamatória em que o paciente apresenta sensibilidade a diversos alérgenos, tanto ambientais como ácaros, gramas, pólens e fungos, como alimentares.

Esse é um problema muito comum e também o mais sério”.

A DAPE, dermatite alérgica a picada de ectoparasitas, também é muito comum, revela a Dra. Kelly. “É uma relação alérgica desencadeada a partir da picada e do contato com a saliva de pulgas ou carrapatos.

Outro tipo de alergia comum em pets é a de contato: um problema pontual desenvolvido a partir do toque ou convívio do animal com algo que irrite a pele, como a coleira ou certos produtos químicos.

Para descobrir se o seu cão ou gato é alérgico e qual tipo de alergia ele tem, é necessário que o pet seja examinado por um profissional qualificado. Se o seu melhor amigo se coça de forma excessiva, agende já uma consulta pelo (41) 3039-6644.