Plantão 24h (41) 3039-0000

Plantão 24h

(41) 3039 6644

Qual a ração adequada para o seu pet?

A ração é um alimento preparado especialmente para suprir todas as necessidades nutricionais do seu animal, mas nem sempre é fácil saber qual é a mais indicada.

Nossa veterinária especialista em Nutrição, dra. Raquel Sillas, conta que uma boa ração vários ingredientes misturados de maneira proporcional e todos de boa qualidade. “ Tem que ter proteína, que é essencial pois faz parte da estruturação do organismo, carboidrato, que é fonte de energia, gordura, vitaminas e minerais, que são nutrientes essenciais e devem ser ingeridos diariamente”, diz.

Mas, como saber se a ração que você dá para seu cão ou gato é a certa? Dra. Raquel te ajuda: “Fique de olho na qualidade da proteína e no conteúdo energético que vem nas embalagens. Lá também está outra informação importante: a quantidade de ração que você deve dar para seu animal, de acordo com o peso”.

Além da qualidade da ração, é importante prestar atenção no tipo adequado para cada fase da vida do seu pet. “ Cachorros de até 10 a 15 meses, dependendo do porte, devem comer a ração específica para filhotes, pois tem mais energia, vitaminas e alguns minerais para essa fase. Porém, esse mesmo tipo de alimentação aplicada a animais adultos pode trazer problemas como como o aumento de peso e complicações renais, explica dra. Raquel. “E cães e gatos idosos também precisam de uma ração apropriada para essa fase de sua vida”, completa.

E se você já segue essas orientações e já sabe qual a melhor ração para seu pet, outra dica é não descuidar da conservação. “ Ração vendida a granel pode ser muito prejudicial, pois fica exposta e o contato com o ar oxida as gorduras contidas no alimento e gera radicais livres, que são tóxicos”, finaliza Raquel.

 

Dra. Raquel Sillas

CRMV 7362