Plantão 24h (41) 3039-0000

Plantão 24h

(41) 3039 6644

Proteja seu pet das pulgas e dos carrapatos!

 

No verão, devido ao calor, a proliferação de pulgas e carrapatos é bem maior. E apesar de muitos tutores acharem que o único problema seja a coceira, esses bichinhos podem transmitir doenças graves em nossos cães e gatos.

Nossa veterinária Kelly Choque explica: “As pulgas podem causar dermatite alérgica, o que irá gerar coceira intensa, queda de pelos, mau cheiro e descamação da pele. Cães e gatos com dermatite alérgica precisam de prevenção rigorosa, já que uma única picada pode desencadear o processo alérgico. O tratamento pode envolver antibióticos e antialérgicos”, diz.

Além da dermatite, as pulgas podem causar anemia e verminose em cães que se lambem e ingerem ovos ou larvas que hospedam o Dipylidium caninum, parasita que pode causar alterações gastrointestinais.

Os carrapatos são transmissores de doenças difíceis de tratar e que podem até levar o paciente à óbito, como a erlichiose e a babesiose, que causam anemia, problemas de coagulação e até doenças autoimunes”, diz dra. Kelly.

Diante disso, ela lembra que é importante fazer a prevenção no pet e no ambiente.  “ Existem diversos produtos – em spray, pipetas, coleiras e comprimidos – e é importante utilizá-los regularmente em cães e gatos. Em ambientes contaminados, os cuidados devem ser realizados por, no mínimo, quatro meses seguidos, podendo chegar a um ano. Isso é fundamental para quebrar o ciclo de vida e controlar a população de pulgas e carrapatos em um ambiente infestado”, finaliza Kelly.