Plantão 24h (41) 3039-0000

Plantão 24h

(41) 3039 6644

Doença Renal Crônica / Patologias

O rim é um órgão que apresenta múltiplas funções:

  • Eliminar toxinas ou subprodutos do metabolismo corporal como a creatinina, urobilinogênio, ácido úrico, ureia, entre outros
  • Realizar o equilíbrio hídrico e mineral do organismo, eliminando o excesso de água e sais (como sódio, cloro, potássio, cálcio, etc.) e reabsorvendo para o corpo quando houver necessidade
  • Regular o pH do sangue e da urina
  • Atuar na produção de hormônios que irão participar da formação de novos glóbulos vermelhos, na absorção de cálcio para fortalecimento ósseo e também regular a pressão arterial

O que é insuficiência renal crônica?

A doença renal crônica é definida como perda da função renal permanentemente, resultante de lesão em ambos os rins.

Toda insuficiência inicia-se com uma lesão, provocada por irrigação sanguínea diminuída, toxinas renais (como alguns medicamentos, infecções renais ou pressão alta). Se a agressão renal persistir por muito tempo ou for muito extensa, podem ocorrer mudanças estruturais e funcionais, tornando estes rins insuficientes em realizar suas funções. Quando a perda de função persiste por tempo superior a 3 meses, então a doença passa a ser considerada crônica.

Geralmente o desenvolvimento da doença acontece de forma silenciosa, ou seja, sem sinais clínicos. Isso dificulta o diagnóstico e por esta razão se faz diagnóstico tardio ou como um achado em exames de check up. Atualmente, na nefrologia, busca-se realizar o diagnóstico o mais precocemente possível, para permitir uma vida com qualidade e pelo maior tempo possível. Para o diagnóstico precoce é necessário descobrir a doença renal antes de se tornar insuficiência e vários eđames podem ser realizados para isso.

Com estes resultados o paciente será estadiado em 4 estágios de doença renal crônica, sendo os estágios 1 e 2 considerados precoces, o estágio 3 equivalente à insuficiência e o estágio 4 à falência renal.

 

Como irei saber se meu animal possui doença renal crônica?

Os sinais clínicos começam a aparecer quando se têm aproximadamente 2/3 dos rins lesionados (ou estágio 3) sendo os mais comuns:

  • Perda de peso
  • Redução do apetite
  • Fraqueza
  • Vômitos frequentes e persistentes
  • Redução da atividade e disposição
  • Aumento da produção de urina
  • Urina muito clara
  • Sede excessiva

O diagnóstico da DRC é determinado pela somatória de vários pontos: histórico do animal, exame físico, exames laboratoriais e de imagem.

Como tratar meu amigo que possui doença renal crônica?

É importante entender que embora a DRC não tenha cura e o desenvolvimento da doença ser progressivo, o tratamento visa manter a qualidade de vida e, se possível, aumentar a sobrevida destes animais.

O tipo de tratamento varia conforme o estágio da doença e das complicações que possam estar ocorrendo concomitantemente.

A administração de dieta específica e o uso de medicações de reposição podem ser opções terapêuticas.
O tempo de sobrevida varia conforme o estágio de doença e pode variar entre poucos meses a vários anos.