Plantão 24h (41) 3039-0000

Plantão 24h

(41) 3039 6644

Artrose / Patologias

O que é artrose?

A doença articular degenerativa (DAD) também denominada como artrose, osteoartrose  ou osteoartrite, é uma enfermidade progressiva, complexa que acomete a cartilagem de articulações sinoviais. É uma doença crônica, de evolução lenta, que pode vir acompanhada por formações ósseas nas margens sinoviais. É classificada como primária, associada a distúrbios de envelhecimento orgânico natural sem causas definidas, ou secundária, em resposta a anormalidades que causam instabilidade articular, como fraturas ósseas articulares, luxação de patela, ruptura de ligamento cruzado, displasia coxofemoral entre outras.

Quais são os principais sintomas da artrose?

  • Dores
  • Dificuldade para se locomover, levantar e deitar
  • Atrofia de musculatura
  • Inchaço local
  • Apatia

Quais são as principais causas da artrose?

Não existem causas específicas para a ocorrência de artrose. Mas, idade avançada, doenças autoimunes, instabilidades articulares, inflamações, predisposição genética e sobrepeso são fatores que contribuem para o aparecimento da doença.

Como tratar a artrose?

O tratamento tem como objetivo o alívio da dor e do desconforto do animal, a prevenção ou o retardo de novas alterações degenerativas e a restauração das articulações afetadas através da substituição total destas (próteses), visando um funcionamento regular da articulação. Redução de peso e repouso são indicados, já que reduzem o esforço sobre a articulação; e exercícios como natação e caminhadas leves ajudam a manter a mobilidade e força do animal.

O tratamento cirúrgico direciona-se para a correção da causa desencadeante da doença, como a ruptura de ligamento cruzado cranial, frouxidão articular, luxação de patela, presença de formações ósseas, ou mesmo substituição total da articulação em casos de artrose severa, dor não responsiva a medicamentos.

Importante!

  • Levar o animal ao veterinário para confirmação do diagnóstico e início do tratamento;
  • Em caso de dores agudas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica;
  • Sessões de fisioterapia e acupuntura ajudam a diminuir as dores causadas pela artrose;
  • Suplementação com nutracêuticos específicos para a articulação reduzem a progressão acelerada da doença articular, porém não tratam;