Plantão 24h (41) 3039-0000

Plantão 24h

(41) 3039 6644

Passeio: a melhor maneira de socializar seu cão

 

Levar seu cão para passear é fundamental para o desenvolvimento dele. Além de fazer exercícios físicos, o passeio contribui para a socialização do animal, já que o contato com outros cães ajuda a diminuir a agressividade e o medo.

 Segundo nossa especialista em comportamento canino, Daniele Graziani, o ideal é criar uma rotina. “A frequência deve variar conforme o porte e a idade do cão. Cachorros menores precisam se exercitar por menos tempo, enquanto os grandões têm mais energia para gastar e por isso, precisam de mais tempo de passeio”, explica Daniele.

Em relação à idade do cão, filhotes precisam ser acostumados aos poucos. “Comece com passeios curtos. Uma hora deve bastar para que ele gaste a energia, mas o tempo ideal você só vai descobrir passeando com ele”, diz Daniele.

Já com os cachorros idosos, que já têm menos energia e podem ter problemas de saúde associados à idade, meia hora de caminhada deve ser suficiente.

Daniele conta ainda que também é importante ficar atento para as condições gerais do animal, como por exemplo, se esteve no cio ou se a cadela está prenha

Ela dá dicas importantes. “ No verão ou em dias quentes, prefira sair com o pet nos horários mais frescos e tenha sempre água fresca para mantê-lo hidratado, e quando não for possível sair com o animal, como em dias de chuva, invista no enriquecimento do ambiente e faça brincadeiras com o bichinho, para ele gastar energia”, ensina. 

E finaliza com a melhor dica de todas: “O passeio é o momento ideal de interação entre você e seu cão, então siga nossas dicas e aproveite!”