Plantão 24h (41) 3039-0000

Plantão 24h

(41) 3039 6644

Cuidar da saúde bucal do seu pet é uma maneira de prevenir doenças sérias!

Os cuidados na manutenção da saúde bucal de cães e gatos são importantes, porque dentes malcuidados ou a falta de dentes podem gerar complicações graves e comprometer o bem-estar de cães e gatos, explica nossa especialista em Odontologia Veterinária, dra. Raquel Sillas.

O problema começa com o acúmulo do filme bacteriano e posterior formação de cálculo dental sobre os dentes, causando as chamadas doenças periodontais. Os cães de raças pequenas são afetados mais precocemente dos que os de raça grande, e também de forma mais grave.

Dra. Raquel explica que a infecção causada pela doença pode se propagar através da corrente sanguínea da boca para outros órgãos internos, tais como o coração, o fígado e os rins e também para as articulações, podendo prejudicar a saúde e encurtar a vida de cães e gatos.

Segundo Raquel, é preciso que os tutores estejam mais atentos à saúde bucal de seus animais. “As pessoas não olham a boca de seus animais, e quando percebem algo, a doença já está muito avançada”, explica.

Ela alerta ainda para a necessidade da escovação dos dentes do pet. “A escovação regular dos dentes é a melhor forma de prevenirmos o acúmulo de cálculo dental e as doenças periodontais”, diz. E finaliza: “ A escovação deve ser feita com escova e cremes dentais próprios para animais, porque os de uso humanos contém substâncias nocivas aos animais e, se ingeridos, podem causar problemas estomacais e até intoxicação”.